sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

:( DRICA MORAES COM LEUCEMIA :(


da Folha Online

A atriz Drica Moraes, 40, que está internada desde a última quarta-feira no hospital Samaritano, no Rio, foi diagnosticada com leucemia, confirmou seu assessor.
Segundo ele, a doença foi descoberta durante uma bateria de exames realizada após a atriz se sentir mal. Ela está internada em um quarto comum, onde recebe a visita de familiares e amigos. Drica agora irá passar por novos exames para definir a que tipo de tratamento irá se submeter.
Drica andava passando mal, com dores no corpo, tontura e desmaiou.
Ela não tem previsão de alta.

LEUCEMIA

Leucemia é o nome dado a cânceres no sangue. Ocorre quando a medula óssea produz grande quantidade de células brancas diminuindo assim a produção das células vermelhas e plaquetas. Com a produção exagerada de células brancas, estas não conseguem atingir a maturidade e adoecem impedindo que suas funções sejam desempenhadas normalmente.
Tais alterações provocam anemia, infecções, hemorragias e manchas no organismo, pois os glóbulos vermelhos que levam o oxigênio por todo o corpo, os glóbulos brancos que combatem vírus e bactérias e as plaquetas que auxiliam na coagulação do sangue não mais desempenham suas funções adequadamente. Pode ser linfóide, quando as células anormais afetam os linfócitos, e mielóide, quando as células anormais afetam as células mielóides. Ainda pode ser classificada como aguda, quando há o crescimento quantitativo de células sanguíneas imaturas, e crônica quando há o crescimento quantitativo de células sanguíneas maduras e anormais.
Apesar de não se conhecer as causas que originam a leucemia, acredita-se que pode haver ligações genéticas, radiação, poluição, falhas no sistema imunológico e outros. As células anormais presentes no sangue podem se impregnar em outros tecidos como nos rins, amígdalas, baço, linfonodos, sistema nervoso central e outros. Nesse período aparecem algumas manifestações clínicas como palidez, tontura, anorexia, cansaço, sonolência, hematomas, sangramento nasal, infecções, afta, febre, sudorese, dor nos ossos e articulações, etc. Tais sintomas aparecem de forma isolada ou não, mas a partir destas manifestações é que será feito o diagnóstico por meio de hemograma, mielograma, punção lombar ou citometria de fluxo.
O tratamento é variável de acordo com a classificação da doença, mas independente de como é feito, busca destruir as células anormais a fim de que a medula óssea consiga produzir novamente células normais. Podem-se utilizar transfusões e quimioterapia isolada ou associada à terapia ortomolecular ou naturopática.

Por Gabriela Cabral

Equipe Brasil Escola




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.